Tutorial para Softsub

Assistir vídeos com legendas separadas, o que chamamos de softsubs, não é tão difícil quanto possa parecer.

Já que nesse fansub, assim como em alguns outros, nós trabalhamos com softsubs, decidi fazer esse tutorial para ajudar aqueles que ainda não estão familiarizados com essa opção.

Para assistir os dramas/filmes com softsubs você precisará:

1) Vídeo
2) Legenda, seja na extensão .srt ou .ass; e
3) Um reprodutor que suporte a reprodução das legendas.

Quanto ao reprodutor, eu indicarei os mais utilizados: o Media Player Classic, que vem junto com o K-lite Codec Pack, pode ser baixado aqui. Ou você pode utilizar o VLC Media Player, baixando aqui.

Para reprodução, é importante que tanto o vídeo quanto a legenda estejam salvos na mesma pasta e com o mesmo nome. Após salvar a legenda na mesma pasta que o vídeo, renomeie os arquivos para que ambos tenham o mesmo nome.

Clique para aumentar a imagem.
  

Normalmente, as legendas são carregadas automaticamente no reprodutor junto com o vídeo.

No VLC Player
No Media Player Classic
Mas, caso a legenda não carregue automaticamente, ou você tem mais de uma legenda para um mesmo vídeo (de diferentes idiomas ou de diferentes extensões), você pode carregar a legenda no reprodutor manualmente.

No caso do VLC, sigua os passos:

1) Vá até a opção "Vídeo" e leve o cursor até a opção "Trilha de Legendas". Selecione a opção "Abrir Arquivo".


2) Após selecioná-la, você será redirecionado para a pasta em que o vídeo está salvo. Novamente, é importante lembrar que o vídeo e a legenda devem estar com os mesmos nomes (No caso, do exemplo "Beloved.06"):


3) Selecione a legenda e abra o arquivo. Aproveite o drama!


Obs: O VLC tem a opção de editar a legendas conforme seu gosto (cor, fonte, tamanho da letra, posição na tela, etc). Mas isso só é possível nas legendas de extensão .srt. Para usar o recurso, vá até a opção "Ferramentas", selecione "Preferências" e lá você vai encontrar uma seção para editar a legenda.


No caso do Media Player Classic, siga os passos:

1) Vá até a opção "File" e selecione "Load Subtitle"


2) Vá até a pasta em que o vídeo e a legenda estão salvos. Selecione a legenda correspondente ao vídeo (e que esteja nomeada com o mesmo nome deste).


3) Abra a legenda e pronto. Divirta-se com o drama!


Espero ter ajudado com as dúvidas ;)

0 comentários:

Postar um comentário